Comendadora Regina Lúcia Ferreira de Assumpção Araujo
Áreas de Atuação Turismo, Cerimonial, Protocolo, Mestre de Cerimônia, Etiqueta Social,
Eventos, Interpretação Consecutiva e Simultânea.
Violoncelo,
Regência, Piano, Violão e Canto (Mezzo-Soprano).
Línguas: Inglês (fluente), Hebraico (estudante), Francês (básico)
Condecorações: Comenda
da “Cruz do Mérito Cívico e Cultural”; Láurea - Medalha “Olavo Bilac” - Sociedade
Brasileira de Heráldica
Bolsa de Estudos: Pace University
Graduate School of Business NY/ USA
Vida
Profissional...
Mestre de Cerimônia: Mestre de Cerimônia da Sociedade Heráldica e Humanística Brasileira no Brasil e em Portugal; Mestre de Cerimônia do Simpósio Internacional Brasil-Japão no Memorial da América Latina; Voz Oficial das Cerimônias dos Poderes Executivo e Legislativo de Paulínia entre os anos de 1993 e 2004; Mestre de Cerimônia de Inaugurações de Empresas no Polo Petroquímico de Paulínia; Mestre de Cerimônia de Eventos dos Partidos Políticos sempre com a presença de altas autoridades Brasileiras e Internacionais em Paulínia.
Atualmente, Diretora de Assuntos Internacionais da Sociedade Heráldica e Humanística Brasileira desde fevereiro de 2017...responsável pelas questões ligadas a Portugal e Brasil, atuando diretamente de Portugal.
Mestre de Cerimônia: Mestre de Cerimônia da Sociedade Heráldica e Humanística Brasileira no Brasil e em Portugal; Mestre de Cerimônia do Simpósio Internacional Brasil-Japão no Memorial da América Latina; Voz Oficial das Cerimônias dos Poderes Executivo e Legislativo de Paulínia entre os anos de 1993 e 2004; Mestre de Cerimônia de Inaugurações de Empresas no Polo Petroquímico de Paulínia; Mestre de Cerimônia de Eventos dos Partidos Políticos sempre com a presença de altas autoridades Brasileiras e Internacionais em Paulínia.
Atualmente, Diretora de Assuntos Internacionais da Sociedade Heráldica e Humanística Brasileira desde fevereiro de 2017...responsável pelas questões ligadas a Portugal e Brasil, atuando diretamente de Portugal.
Consultora Internacional de Turismo e Eventos para Europa e Oriente Médio
Gerente de
Marketing e Eventos: Lexus Viagens e Turismo
Gerente de
Marketing: Paulínia Shopping
Coordenadora de
Turismo/ Marketing/ RP: Morumbi Shopping São Paulo,
Amec Center
Department Store, Miami, EUA e
Sister Cities
Internacional
Produtora de
Musicais: Natal Encantado (Paulínia Shopping ), 2006 DC Contagem Regressiva
para a Eternidade (Igreja do Nazareno- Páscoa ), Adoração (Igreja do Nazareno)
e Natal no Gelo ( Natal das Luzes da Prefeitura Municipal de Paulínia )
Guia de Turismo
Internacional/Freelancer (Estados Unidos, Canadá, América do Sul, Europa,
África, Ásia e Oriente Médio): Lexus Viagens e Turismo, Travel Club, Brasil 500
Viagens e Turismo, Tia Ginha, By Tour,Conceito Turismo, Fioratur, Stella
Barros, American Express Card, Oremar e Concorde
Tradutora e Intérprete
Simultâneo: Cursos na Terra Santa – Israel e Egito; Gideon’s Army II em
Hannover, Alemanha; Congresso Power Invasion em Paulínia e Congresso Global Awakening, Paulínia
Diretora de
Turismo: Prefeitura Municipal de Paulínia
Secretária de
Turismo, Cultura e Eventos:
Prefeitura Municipal de Paulínia
Diretora de
Turismo: Prefeitura Municipal de Paulínia
Chefe do
Cerimonial: Governo Executivo Municipal de Paulínia e Governo Legislativo de
Paulínia
Apresentadora de
TV: Programa Cá entre Nós, TV Cultura, Paulínia
Colunista Social:
Jornal Todo Dia de Americana (circulação em 16 cidades)
e Revista Fatto.
Radialista: Rádio
FM Alternativa 101.9 MHz e Rádio Planalto AM 1090 MHz
Diretora Executiva
e Promotora de Eventos: Brasil 500 Viagens e Turismo,
RSVP Cerimonial e
Eventos e Regina Araujo Musical on Ice, Cerimonial e Eventos.
Atendimento:
Castanhari, Comunicação e Marketing São Paulo
Estagiária de
Serviço Social e funcionária: SENAC – São Paulo
Formação Acadêmica
Serviço Social –
FMU SP
Guia de Turismo –
CESTUR (1992)
Curso de Guia
Internacional – Oremar/ Tia Ginha/ Disney CO.
UNINOVE – Tradutor
e Intérprete
Participação em
cursos e seminários
Participação em
diversos congressos, clínicas e seminários da ABRASCE – Associação Brasileira
de Shopping Centers e AD Shopping – The Royal Palm Plaza - Campinas.
Participação em
inúmeros congressos, cursos e seminários de cerimonial, protocolo, eventos e
etiqueta pelo Comitê Nacional do Cerimonial Público.
Participação em
diversos cursos, congressos, feiras e seminários na área de turismo, entre eles
ABAV-BR, treinamentos ministrados pela Disney, Oremar, Stella Barros Turismo,
Concorde, Metro International (NY/USA), etc.
Participação em
cursos e conferências na área de Lazer no Brasil e nos EUA como a Metropolitan
Regional Mini- Conference sponsered by Hudson Valley, Metro N.Y., Nassau and
Westchester Recreation and Park Societies in affiliation with New York State
Recreation & Park Society.
Inglês: Escola
Brasil- Estados Unidos de Botucatu e Pace University NY-USA
Fundamentos e
Apreciação da Música: Pace University NY – USA
Francês, Violão e
Violoncelo: aulas particulares
Piano:
Conservatório Musical Santa Marcelina de Botucatu
Violoncelo:
Professor e Violoncelista Franklin Martins – São Paulo
Canto e Regência:
Maestro Valter Lourenção e Barítono Coriolano de Assumpção.
Corais que
participei: Igreja Presbiteriana de Botucatu;
Igreja
Presbiteriana da Vila Mariana (SP);
SENAC (SP);
ACM (SP);
Fundação (Bauru –
SP);
Pace University (New York – USA);
Coral da Uninove –
São Paulo.
Dados Pessoais:
Endereço: Rua dos Franceses, 498 apto 81 – Edifício Diderot – Bela
Vista
01329-010 São Paulo – SP – Brasil
Whatsapp – 019 998745272
Facebook - @reginaaassumpcao
Instagram – reginaassumpcao
Breve Histórico Profissional
Inspirada na ação
de “desenhar culturas e formar para transformar”, quando assumi a Gerência de
Marketing, procurei estabelecer nas dependências do Paulínia Shopping,
promoções e ações temáticas, afinal estávamos inseridos no Pólo do Projeto
Magia do Cinema. Assumi um grande desafio, sem o fundo de promoção, já que
menos da metade das lojas tinham suas portas abertas, conciliando uma verba
restrita com uma grande divulgação de mídia que gerasse um fluxo intenso de
público. Para isto busquei envolver os lojistas e como parceiras, as empresas
que se encontravam em nosso “quintal” que passaram a acreditar no potencial do
equipamento. Por se tratar de um Empreendimento construído com verba pública,
enfrentei um grande desafio quanto à credibilidade do mesmo, batizado por
“Elefante Branco”, o que demandou um gerenciamento das ações para formar e
fixar a boa imagem institucional da empresa perante seu público, através da
realização e desenvolvimento de eventos diários, envolvendo artistas,
entidades, secretarias municipais e as famílias nas promoções, bem como,
fornecedores e veículos, quer dizer, tudo precisou ser extremamente negociado
para sair o mais barato possível em função da relação custo x benefício para
atrair e aumentar o fluxo e satisfação dos clientes do shopping. Fui
responsável também por criar, aprovar e negociar propostas de realização de
eventos e promoções. Planejei todas as ações de publicidade, propaganda,
programação visual e relações públicas. Defini e negociei os tipos de mídias
utilizadas para desenvolvimento de ações de marketing. Gerenciei e controlei a
utilização e distribuição da verba disponível para ações de marketing.
Incentivei o bom relacionamento entre lojistas e prefeitura, aqui se leia
funcionários e autoridades, bem como com fornecedores, parceiros e mercado de
mídia. Redigi os press - releases e mantive o bom relacionamento com os
profissionais da imprensa. Criei projetos para datas específicas e ajudei a
construí-los, cito como exemplo, a Vila de Natal que, juntamente com mais 40
profissionais voluntários, no espaço de 600m2 do cinema, ainda sem uso, durante
o mês de novembro a construímos e ao longo dos 30 dias de Natal, fomos os
moradores dela, bem como os cantores do Musical também concebido por mim com 2
apresentações por noite. Procurei desenvolver um relacionamento fantástico com
o público, o que fez com que nossas promoções fossem marcadas por um grande
sucesso.
Já como
Coordenadora de Turismo do Departamento de Marketing no Morumbi Shopping de São
Paulo, desenvolvi a área de Turismo Receptivo, sendo responsável pela
implantação, entre outras coisas, de projetos como “Tourists are Welcome Here”,
da Secretaria de Turismo do Estado sob a batuta do então Secretário de Turismo
Caio Luiz de Carvalho. A partir de uma parceria com os hotéis 5 e 4 estrelas,
montei a estrutura necessária, transfers hotel/shopping/hotel, descontos,
brindes e apoio bilíngüe visando beneficiar os turistas em visita ao
empreendimento e, para os lojistas, tabelas de vestuário internacional, apoio
nas questões de moeda estrangeira, câmbio e intérpretes. Também, a pedido da
Superintendência do Morumbi Shopping fazia traduções de matérias sobre
shoppings na mídia estrangeira visando enriquecer o conteúdo das entrevistas
dadas à imprensa brasileira, bem como apoio incondicional à área de eventos.
Como Relações
Públicas da Amec Center Department Store de Miami, fortaleci sua marca junto ao
trade de turismo brasileiro, em visitas aos agentes de viagens, participando de
feiras como ABAV e em congressos pelo país como patrocinadora de eventos
sociais para os participantes do meio com o objetivo de captar seus clientes
para a loja quando em viagem por Miami, oferecendo transfers, loja-hotel-loja,
entre outros serviços e as facilidades do bom atendimento.
Fui agraciada com
uma Bolsa de Estudos de Inglês na Pace University de New York (1980/1981) pelo
SENAC, SESC e Federação do Comércio como resultado do trabalho desenvolvido
junto aos funcionários da Instituição quando ainda estagiária de Serviço
Social, criando e implantando com muito sucesso um projeto de lazer para os
mesmos, inclusive um Coral de 50 vozes.
Fui Chefe do
Cerimonial dos Governos Executivo e Legislativo de Paulínia, atuando de forma
decisiva para o sucesso das autoridades locais. Responsável por Visitas
Oficiais; Tratamentos – formas e termos; Recepção de Autoridades e convidados;
Apresentação formal; Discursos: citação – precedência; Mestre de Cerimônias;
Composição e Plano de mesa; Fila de cumprimentos protocolares ou não
protocolares; Convites; Eventos; Homenagens Especiais; Representação e
representantes; Hino nacional e Bandeiras, lançamento de pedra fundamental,
inaugurações, posses de prefeitos, jantares, almoços cafés da manhã, coquetéis,
brunchs, banquetes, salas VIP, receptivo às autoridades nacionais e
internacionais em visita ao Município, escritora de discursos/ Ghost Writer.
Implantei o Espaço Cultural Câmara Municipal, um projeto ousado e dinâmico de
apresentar o Legislativo através de eventos variados, além de participar e
ministrar diversos cursos na área de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social
junto ao Comitê Nacional de Cerimonial Público do qual fui Diretora,
Conselheira e sou membro fundador. Normas do Cerimonial Público e Ordem Geral
de Precedência – Decreto Federal.
A partir do
esforço político do Prefeito Edson Moura em vender sucesso e promover a
reinvenção da cidade de Paulínia que até então era conhecida por seu Pólo
Petroquímico e conseqüentemente por uma cidade poluída, fui convidada, ainda
como sua Chefe de Cerimonial, mas reconhecida por ele como uma profissional do
Trade de Turismo, a implantar um Projeto de Turismo Receptivo em Paulínia. A
cidade mantinha dois trens estilizados para passeio das famílias. Aproveitando
os recursos já existentes criei, a partir de minha significante experiência ao
longo de 20 anos trabalhando diretamente nos Parques da Disney, dois roteiros
de City-Tour, sendo que um era direcionado a crianças, mais curto, de meia-hora
e outro de 2 horas contendo informações nas áreas de história, geografia,
economia, conhecimentos gerais, política, marketing, estatística, etc., tudo
isso misturado a uma boa pitada de humor e música, já que o turista é
basicamente movido pela curiosidade e pela vontade de visitar um lugar apenas
por prazer. Para que Paulínia vingasse no imaginário dos potenciais turistas
como destino de viagem escolhida para se ter momentos de puro prazer, a
primeira fase foi escolher a dedo os Monitores de Lazer, cidadãos paulinenses,
mão-de-obra local, característica dos benefícios resultantes da Indústria do
Turismo, que foram treinados por mim, pessoalmente, para gradativamente
absorverem as mudanças estéticas e intelectuais tais como a valorização da
natureza, a descoberta de paisagens e de cenas pitorescas, a noção de lazer
como uma forma de relaxar do stress da vida moderna e um novo olhar
“marqueteiro” e “brejeiro” para “vender” sua própria cidade aos visitantes.
Assim em 2002 nasceu o primeiro embrião deste Projeto.
Logo fui nomeada
Diretora de Turismo e então o Projeto tomou corpo e experimentei em campo todas
as possibilidades, usando conhecimento internacional, mas adaptando-o às
necessidades e características locais. Ampliei o projeto visando receber
turistas estrangeiros para os nossos eventos internacionais, nossa vocação de
Turismo de Negócios, Lazer e Esportes tais como: Campeonato Mundial de BMX, de
MotoCross, de Esportes Radicais, de Futebol, de Basquete, Congresso
Internacional de Meio Ambiente, Religioso e Feiras de Negócios, criando uma equipe
de intérpretes bilíngües para apoio junto ao comércio local e envolvi os
comerciantes no Projeto, através de Palestras sobre a importância da Indústria
do Turismo. Montei uma estrutura para a excelência do atendimento, onde cada
loja da cidade recebeu tabela de vestuário internacional, apoio para troca de
moeda estrangeira, acompanhamento das equipes e participantes para compras e
lazer, locação de veículos, hotéis, tradução de cardápios para restaurantes e
bares e city tour em vários idiomas.
Já como Secretária
de Turismo, Cultura e Eventos, retomei o Projeto de Turismo Receptivo que tinha
perdido o seu brilho e voltei a treinar os então Guias de Turismo e Monitores
de Lazer, aprimorando o texto e voltando ao foco original de entreter e
envolver o turista em visita ao Município. Criei outros roteiros como o Tour de
Obras, este com o objetivo específico de apresentar o novo Complexo Rodoviário
Paulínia Shopping, um projeto ousado e muito criticado por ser construído pelo
Poder Público, cumprindo a missão. Os cidadãos vinham até a Secretaria de
Turismo, Cultura e Eventos, assistiam a um filme sobre a Indústria do Turismo e
sua importância na geração de empregos e qualidade de vida e os detalhes,
layout e objetivos da construção do Empreendimento. Daí duas vezes ao dia,
colocava pessoalmente botas de borracha e capacete de proteção e saíamos pela
cidade num Tour batizado por mim de Obras e além de falar sobre todos os
projetos da cidade os levava a conhecer o empreendimento, cada um com seu
capacete de proteção e isto tudo sempre com muita diversão, música e charme. Um
projeto de Marketing Turístico e Relações Públicas que cumpriu com seu objetivo
levando o prefeito à sua reeleição. Ainda como Secretária de Município, além de
fomentar projetos na área de cultura e eventos, fui responsável pela criação e
execução do projeto do Natal das Luzes do ano de 2004: A Sétima Arte. Este
Projeto contou com a participação de mais de 40 sósias de celebridades, uma
Mansão Décor do papai Noel, onde arquitetos e decoradores participaram criando
cada um seu espaço na Mansão do Papai Noel, um Musical de patinação no gelo que
era apresentado quatro vezes por noite, sendo cada espetáculo assistido por 700
pessoas, cuja estrutura foi montada nos moldes das atrações dos Parques Disney,
pista de patinação de gelo gratuita, aberta ao público durante o dia, carros
antigos para desfiles em todos os bairros da cidade com as celebridades e após
a chegada do Papai Noel de Helicóptero, Cerimônia do Tapete Vermelho para a
noite da abertura oficial do Natal da Cidade de Paulínia. Decoração da cidade
toda feita por estrelas brancas iluminando desde árvores como portais de
entrada da cidade, apresentação de corais, orquestras e teatro de bonecos no
comércio e em diversos pontos da cidade, City-Tour com roteiro especial de
Natal e com a presença de celebridades. Inesquecível!
Realizei eventos
temáticos nos mais variados segmentos do mercado junto a Empresas
Multinacionais e Públicas e sou um bem conceituado Mestre de Cerimônia, tendo
atuado em grandes eventos pelo mundo. Exposições, feiras, salões e mostras.
Encontros de
negócios: conferências, palestras, simpósios, painéis, mesas-redondas,
convenções, congressos, seminários, fóruns, debates, coletivas, workshops,
oficinas.
Encontros de
convivência: coquetéis, cafés-da-manhã, almoços, jantares, happy-hours,
brunches. Lançamentos de produtos. Eventos Esportivos. Eventos Sociais.
Como Intérprete
Consecutiva e Simultânea, trabalhei em Congressos e Cursos no Brasil, Europa e
Oriente Médio e Como Guia de Turismo Internacional free-lance tenho ao longo
dos últimos 31 anos viajado por quase todos os continentes do mundo.
Como Relações
Públicas do Sister Cities International – Cidade Irmãs Brasil, recebi inúmeras
comitivas de autoridades e personalidades estrangeiras, ciceroneando-as pelos
mais diversos setores dos Governos Municipais, Estaduais e aos seus
compromissos protocolares junto a Consulados em nosso país.
Na TV Educativa de
Paulínia, durante dois anos estive à frente, como apresentadora do Programa de
variedades Cá entre Nós, obtendo um grande sucesso, bem como, nas Rádios FM e
AM de Paulínia e escrevendo para o Jornal Todo Dia de Americana e mais 16
cidades da região Metropolitana de Campinas e Jornal local O Cromo e Revista
Fatto com uma página semanal cujo foco era colunismo social e turismo.
Com uma carreira
de 31 anos como Guia Internacional, tenho viajado por quase todos os
continentes deste planeta terra trabalhando como freelance para empresas como
Stella Barros Turismo, American Express Card, Travel Club entre outras. Minha
experiência vai desde uma especialização em Parques temáticos da Disney,
Universal Studios, etc, nos quais trabalhei por quase 20 anos e que obtive
treinamento específico da própria Disney, e posso dizer que conheço
profundamente esta área, resultado de mais de 100 viagens a estes destinos ao
longo de 20 anos até o conhecimento de grande parte dos Estados Unidos, Canada
e parte da América do Sul. Já, nos sete últimos anos tenho trabalhado na Europa
e Oriente Médio, com mais de 50 viagens realizadas, tendo como destino principal
Israel, o que me torna uma especialista neste roteiro também.
E, por estar em
constante contato com outras culturas e com as novas tendências mundiais,
desenvolvi grande capacidade de liderança e de criação de projetos após análise
e identificação dos problemas locais, aplicando técnicas globais. “Think
Global, Act Local”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário