terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Um pouco de mim
Enveredei por vários segmentos na vida... Marketing, Turismo, Rádio, TV, Produção de Musicais, Colunismo Social, Serviço Social, Decoração de Interiores, Canto, Música, Etiqueta, Protocolo, Cerimonial, Eventos, Tradução, Interpretação Simultânea e Consecutiva...
Mas as evidências apareceram cedo. Desde meus 7 anos já gostava de me apresentar nos “happenings”, cantando, tocando instrumentos e declamando poesias e observando os mínimos detalhes... Um verdadeiro “arroz de festa”.
Mamae sempre fez questao de dar o melhor, entao, estudei inglês,francês e dai conquistei o mundo e vieram o espanhol, o italiano e ultimamente,morando em Israel abro meus ouvidos para o Hebraico e o Arabe...Platao dizia: Platao morrendo, Platao aprendendo!
Em Paulinia, fui Condecorada com a Comenda da “Cruz do Mérito Cívico e Cultural”; Láurea - Medalha “Olavo Bilac” da Sociedade Brasileira de Heráldica pelo entao Prefeito Edson Moura.
Inspirada na ação de “desenhar culturas e formar para transformar”, quando assumi a Gerência de Marketing, procurei estabelecer nas dependências do Paulínia Shopping, promoções e ações temáticas, afinal estávamos inseridos no Pólo do Projeto Magia do Cinema. Assumi um grande desafio, sem o fundo de promoção, já que menos da metade das lojas tinham suas portas abertas, conciliando uma verba restrita com uma grande divulgação de mídia que gerasse um fluxo intenso de público. Para isto busquei envolver os lojistas e como parceiras, as empresas que se encontravam em nosso “quintal” que passaram a acreditar no potencial do equipamento. Por se tratar de um Empreendimento construído com verba pública, enfrentei um grande desafio quanto à credibilidade do mesmo, batizado por “Elefante Branco”, o que demandou um gerenciamento das ações para formar e fixar a boa imagem institucional da empresa perante seu público, através da realização e desenvolvimento de eventos diários, envolvendo artistas, entidades, secretarias municipais e as famílias nas promoções, bem como, fornecedores e veículos, quer dizer, tudo precisou ser extremamente negociado para sair o mais barato possível em função da relação custo x benefício para atrair e aumentar o fluxo e satisfação dos clientes do shopping. Fui responsável também por criar, aprovar e negociar propostas de realização de eventos e promoções. Planejei todas as ações de publicidade, propaganda, programação visual e relações públicas. Defini e negociei os tipos de mídias utilizadas para desenvolvimento de ações de marketing. Gerenciei e controlei a utilização e distribuição da verba disponível para ações de marketing. Incentivei o bom relacionamento entre lojistas e prefeitura, aqui se leia funcionários e autoridades, bem como com fornecedores, parceiros e mercado de mídia. Redigi os press - releases e mantive o bom relacionamento com os profissionais da imprensa. Criei projetos para datas específicas e ajudei a construí-los, cito como exemplo, a Vila de Natal que, juntamente com mais 40 profissionais voluntários, no espaço de 600m2 do cinema, ainda sem uso, durante o mês de novembro a construímos e ao longo dos 30 dias de Natal, fomos os moradores dela, bem como os cantores do Musical também concebido por mim com 2 apresentações por noite. Procurei desenvolver um relacionamento fantástico com o público, o que fez com que nossas promoções fossem marcadas por um grande sucesso.
Já como Coordenadora de Turismo do Departamento de Marketing no Morumbi Shopping de São Paulo, desenvolvi a área de Turismo Receptivo, sendo responsável pela implantação, entre outras coisas, de projetos como “Tourists are Welcome Here”, da Secretaria de Turismo do Estado sob a batuta do então Secretário de Turismo Caio Luiz de Carvalho. A partir de uma parceria com os hotéis 5 e 4 estrelas, montei a estrutura necessária, transfers hotel/shopping/hotel, descontos, brindes e apoio bilíngüe visando beneficiar os turistas em visita ao empreendimento e, para os lojistas, tabelas de vestuário internacional, apoio nas questões de moeda estrangeira, câmbio e intérpretes. Também, a pedido da Superintendência do Morumbi Shopping fazia traduções de matérias sobre shoppings na mídia estrangeira visando enriquecer o conteúdo das entrevistas dadas à imprensa brasileira, bem como apoio incondicional à área de eventos.
Como Relações Públicas da Amec Center Department Store de Miami, fortaleci sua marca junto ao trade de turismo brasileiro, em visitas aos agentes de viagens, participando de feiras como ABAV e em congressos pelo país como patrocinadora de eventos sociais para os participantes do meio com o objetivo de captar seus clientes para a loja quando em viagem por Miami, oferecendo transfers, loja-hotel-loja, entre outros serviços e as facilidades do bom atendimento.
Fui agraciada com uma Bolsa de Estudos de Inglês na Pace University de New York (1980/1981) pelo SENAC, SESC e Federação do Comércio como resultado do trabalho desenvolvido junto aos funcionários da Instituição quando ainda estagiária de Serviço Social, criando e implantando com muito sucesso um projeto de lazer para os mesmos, inclusive um Coral de 50 vozes.
Fui Chefe do Cerimonial dos Governos Executivo e Legislativo de Paulínia, atuando de forma decisiva para o sucesso das autoridades locais. Responsável por Visitas Oficiais; Tratamentos – formas e termos; Recepção de Autoridades e convidados; Apresentação formal; Discursos: citação – precedência; Mestre de Cerimônias; Composição e Plano de mesa; Fila de cumprimentos protocolares ou não protocolares; Convites; Eventos; Homenagens Especiais; Representação e representantes; Hino nacional e Bandeiras, lançamento de pedra fundamental, inaugurações, posses de prefeitos, jantares, almoços cafés da manhã, coquetéis, brunchs, banquetes, salas VIP, receptivo às autoridades nacionais e internacionais em visita ao Município, escritora de discursos/ Ghost Writer. Implantei o Espaço Cultural Câmara Municipal, um projeto ousado e dinâmico de apresentar o Legislativo através de eventos variados, além de participar e ministrar diversos cursos na área de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta Social junto ao Comitê Nacional de Cerimonial Público do qual fui Diretora, Conselheira e sou membro fundador. Normas do Cerimonial Público e Ordem Geral de Precedência – Decreto Federal.
A partir do esforço político do Prefeito Edson Moura em vender sucesso e promover a reinvenção da cidade de Paulínia que até então era conhecida por seu Pólo Petroquímico e conseqüentemente por uma cidade poluída, fui convidada, ainda como sua Chefe de Cerimonial, mas reconhecida por ele como uma profissional do Trade de Turismo, a implantar um Projeto de Turismo Receptivo em Paulínia. A cidade mantinha dois trens estilizados para passeio das famílias. Aproveitando os recursos já existentes criei, a partir de minha significante experiência ao longo de 20 anos trabalhando diretamente nos Parques da Disney, dois roteiros de City-Tour, sendo que um era direcionado a crianças, mais curto, de meia-hora e outro de 2 horas contendo informações nas áreas de história, geografia, economia, conhecimentos gerais, política, marketing, estatística, etc., tudo isso misturado a uma boa pitada de humor e música, já que o turista é basicamente movido pela curiosidade e pela vontade de visitar um lugar apenas por prazer. Para que Paulínia vingasse no imaginário dos potenciais turistas como destino de viagem escolhida para se ter momentos de puro prazer, a primeira fase foi escolher a dedo os Monitores de Lazer, cidadãos paulinenses, mão-de-obra local, característica dos benefícios resultantes da Indústria do Turismo, que foram treinados por mim, pessoalmente, para gradativamente absorverem as mudanças estéticas e intelectuais tais como a valorização da natureza, a descoberta de paisagens e de cenas pitorescas, a noção de lazer como uma forma de relaxar do stress da vida moderna e um novo olhar “marqueteiro” e “brejeiro” para “vender” sua própria cidade aos visitantes. Assim em 2002 nasceu o primeiro embrião deste Projeto.
Logo fui nomeada Diretora de Turismo e então o Projeto tomou corpo e experimentei em campo todas as possibilidades, usando conhecimento internacional, mas adaptando-o às necessidades e características locais. Ampliei o projeto visando receber turistas estrangeiros para os nossos eventos internacionais, nossa vocação de Turismo de Negócios, Lazer e Esportes tais como: Campeonato Mundial de BMX, de MotoCross, de Esportes Radicais, de Futebol, de Basquete, Congresso Internacional de Meio Ambiente, Religioso e Feiras de Negócios, criando uma equipe de intérpretes bilíngües para apoio junto ao comércio local e envolvi os comerciantes no Projeto, através de Palestras sobre a importância da Indústria do Turismo. Montei uma estrutura para a excelência do atendimento, onde cada loja da cidade recebeu tabela de vestuário internacional, apoio para troca de moeda estrangeira, acompanhamento das equipes e participantes para compras e lazer, locação de veículos, hotéis, tradução de cardápios para restaurantes e bares e city tour em vários idiomas.
Já como Secretária de Turismo, Cultura e Eventos, retomei o Projeto de Turismo Receptivo que tinha perdido o seu brilho e voltei a treinar os então Guias de Turismo e Monitores de Lazer, aprimorando o texto e voltando ao foco original de entreter e envolver o turista em visita ao Município. Criei outros roteiros como o Tour de Obras, este com o objetivo específico de apresentar o novo Complexo Rodoviário Paulínia Shopping, um projeto ousado e muito criticado por ser construído pelo Poder Público, cumprindo a missão. Os cidadãos vinham até a Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos, assistiam a um filme sobre a Indústria do Turismo e sua importância na geração de empregos e qualidade de vida e os detalhes, layout e objetivos da construção do Empreendimento. Daí duas vezes ao dia, colocava pessoalmente botas de borracha e capacete de proteção e saíamos pela cidade num Tour batizado por mim de Obras e além de falar sobre todos os projetos da cidade os levava a conhecer o empreendimento, cada um com seu capacete de proteção e isto tudo sempre com muita diversão, música e charme. Um projeto de Marketing Turístico e Relações Públicas que cumpriu com seu objetivo levando o prefeito à sua reeleição. Ainda como Secretária de Município, além de fomentar projetos na área de cultura e eventos, fui responsável pela criação e execução do projeto do Natal das Luzes do ano de 2004: A Sétima Arte. Este Projeto contou com a participação de mais de 40 sósias de celebridades, uma Mansão Décor do papai Noel, onde arquitetos e decoradores participaram criando cada um seu espaço na Mansão do Papai Noel, um Musical de patinação no gelo que era apresentado quatro vezes por noite, sendo cada espetáculo assistido por 700 pessoas, cuja estrutura foi montada nos moldes das atrações dos Parques Disney, pista de patinação de gelo gratuita, aberta ao público durante o dia, carros antigos para desfiles em todos os bairros da cidade com as celebridades e após a chegada do Papai Noel de Helicóptero, Cerimônia do Tapete Vermelho para a noite da abertura oficial do Natal da Cidade de Paulínia. Decoração da cidade toda feita por estrelas brancas iluminando desde árvores como portais de entrada da cidade, apresentação de corais, orquestras e teatro de bonecos no comércio e em diversos pontos da cidade, City-Tour com roteiro especial de Natal e com a presença de celebridades. Inesquecível!
Realizei eventos temáticos nos mais variados segmentos do mercado junto a Empresas Multinacionais e Públicas e sou um bem conceituado Mestre de Cerimônia, tendo atuado em grandes eventos pelo mundo. Exposições, feiras, salões e mostras.
Encontros de negócios: conferências, palestras, simpósios, painéis, mesas-redondas, convenções, congressos, seminários, fóruns, debates, coletivas, workshops, oficinas.
Encontros de convivência: coquetéis, cafés-da-manhã, almoços, jantares, happy-hours, brunches. Lançamentos de produtos. Eventos Esportivos. Eventos Sociais.
Como Intérprete Consecutiva e Simultânea, trabalhei em Congressos e Cursos no Brasil, Europa e Oriente Médio e Como Guia de Turismo Internacional free-lance tenho ao longo dos últimos 31 anos viajado por quase todos os continentes do mundo.
Como Relações Públicas do Sister Cities International – Cidade Irmãs Brasil, recebi inúmeras comitivas de autoridades e personalidades estrangeiras, ciceroneando-as pelos mais diversos setores dos Governos Municipais, Estaduais e aos seus compromissos protocolares junto a Consulados em nosso país.
Na TV Educativa de Paulínia, durante dois anos estive à frente, como apresentadora do Programa de variedades Cá entre Nós, obtendo um grande sucesso, bem como, nas Rádios FM e AM de Paulínia e escrevendo para o Jornal Todo Dia de Americana e mais 16 cidades da região Metropolitana de Campinas e Jornal local O Cromo e Revista Fatto com uma página semanal cujo foco era colunismo social e turismo.
Com uma carreira de 31 anos como Guia Internacional, tenho viajado por quase todos os continentes deste planeta terra trabalhando como freelance para empresas como Stella Barros Turismo, American Express Card, Travel Club entre outras. Minha experiência vai desde uma especialização em Parques temáticos da Disney, Universal Studios, etc, nos quais trabalhei por quase 20 anos e que obtive treinamento específico da própria Disney, e posso dizer que conheço profundamente esta área, resultado de mais de 100 viagens a estes destinos ao longo de 20 anos até o conhecimento de grande parte dos Estados Unidos, Canada e parte da América do Sul. Já, nos sete últimos anos tenho trabalhado na Europa e Oriente Médio, com mais de 50 viagens realizadas, tendo como destino principal Israel, o que me torna uma especialista neste roteiro também.
E, por estar em constante contato com outras culturas e com as novas tendências mundiais, desenvolvi grande capacidade de liderança e de criação de projetos após análise e identificação dos problemas locais, aplicando técnicas globais. “Think Global, Act Local”.
Minha mãe, uma perfeita anfitriã, introduziu-me na arte de receber e ser feliz. Nossa casa vivia com flores frescas em peças de cristal, trocadas a cada semana, perfumada pelas iguarias produzidas na cozinha sob os olhos exigentes de vovó e dela, arranjos temáticos confeccionados em suas aulas de artesanato para o natal, páscoa, etc. Mesas primorosas cobertas por lindas toalhas e guardanapos adamascados e de linho, tudo com monograma, copos franceses, baixelas... “Come il Faut”, uma comemoração à vida. Sim era uma festeira de mão cheia e fez com que meu lar fosse uma escola - com graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado – na arte de receber, isto sem falar dos Assumpção, minha família quatrocentona que recebia muito e todas as festas eram organizadas com esmero e carinho.
Sonhava com o dia em que assumiria o comando para realizar minhas próprias festas e pudesse receber como eles.
Hoje, já adulta, após ter morado em Nova York, viajado ao longo destes 31 anos de carreira por quase todos os continentes deste planeta, concretizando os mais variados projetos, descobri minha verdadeira vocação, a de realizar sonhos...
Para isto venho a cada dia acrescentando àqueles anos de minha infância passada aos pés de minha preceptora a experiência e o know – how, ferramentas do conhecimento para transformar idéias numa deliciosa e inesquecível realidade...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário